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terça-feira, 6 de novembro de 2012

OAKLEY



OAKLEY



A californiana OAKLEY, que ganhou notoriedade com os desenhos espalhafatosos de seus óculos, tornou-se uma das marcas mais luxuosas do mundo, utilizando tecnologia de ponta aliada a uma linha de design futurista. A marca inflama a imaginação das pessoas pela fusão da arte com a ciência, com óculos de sol inovadores, líderes de mercado e premiados.
-A históriaTudo começou em meados dos anos 70 quando o “cientista maluco” Jim Jannard, um jovem desertor do curso de farmácia da University of Southern California e aluno rebelde e aventureiro, deixou a faculdade e passou a vender peças de motocicletas na carroceria de sua caminhonete. Em 1975, munido de apenas US$ 300 e um laboratório improvisado na garagem de sua casa, criou manoplas de motocicletas (capas que revestem as extremidades do guidão) com design e material inovadores - de forma orbicular, projetadas para receber a mão do piloto que, feitas de unobtanium, material que proporcionava adesão perfeita quando em contato com a água. Sua próxima invenção, em 1980, foi os óculos para a prática do motocross O Frame MX, conhecidos como Goggles, com designer curvilíneo e lentes especiais, que rapidamente encontrou adeptos em atletas profissionais como Mark Barnett, Marty Smith, Johnny O‘Mara e Jeff Ward.
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Rapidamente os óculos ganharam a reputação de qualidade e estilo único, levando a marca OAKLEY a se expandir e ficar conhecida. Em 1984, baseada na experiência adquirida na produção e desenvolvimento dos óculos para motocross, a empresa lançou seus primeiros óculos escuros para sol chamado Eyeshades, além de introduzir os chamados O Frame Snow, óculos especiais para a prática de esqui na neve.
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A OAKLEY registrou cerca de 600 patentes (que vão desde proteção para lentes de óculos até peças específicas da haste) e 800 marcas, incorporando alta tecnologia na sua linha de óculos como M Frames, Sub Zeros, Moons, The X-Metal, Eye Jackets, entre outros modelos. A empresa utiliza desde materiais como Titânio, Magnésio, Acetato, até Kevlar na confecção de seus óculos. Somente em julho de 1999 a marca inaugurou sua primeira loja própria, chamada O Store, na cidade de Irvine, estado da Califórnia. O sucesso da loja, levou a inauguração de seu primeiro outlet na cidade de Milpitas na Califórnia.
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A marca ganhou tanta força que os executivos da empresa resolveram estender as linhas de produtos. Em 2000, foram criadas roupas e acessórios, o que converteu a OAKLEY em uma grife de estilo de vida. A marca em 2002 lançou nada menos que 413 novos produtos. Aos poucos a OAKLEY foi expandindo seus produtos e ao mesmo tempo, que quebrou as barreiras da tecnologia em óculos, que vão desde US$ 65 à US$ 375, lançou-se no mercado calçados, relógios, vestuário e demais acessórios esportivos. Em 2007 o grupo italiano Luxottica, o maior fabricante mundial na produção, fabricação e distribuição de óculos de sol, anunciou a compra da OAKLEY por cerca de US$ 2.3 bilhões.
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-Recenetmente, em 2008, a marca americana lançou uma linha de produto polêmica. A Oakley não quer, definitivamente, discrição. A marca introduziu no mercado americano uma touca repleta de dreadlocks, tipo de penteado muito comum entre os cantores de reggae, e batizou-a de Oakley Medusa Hat. Para combinar, a marca criou óculos bem grandes e cheios de estilo que podem ser usados em pistas de esqui. Outro recente lançamento da marca é a linha Elite, formada por relógios, botas e óculos produzidos em fibra de carbono, material leve e extremamente resistente. O resultado foi tão bom que até o Exército americano encomendou milhares de botas da linha Elite para seus soldados, um projeto que demorou dois anos para se concretizar.---
A linha do tempo1993 RX DIVISION, divisão de prescrição da OAKLEY para atuar em três áreas: as lentes solares com prescrição, as armações de receituário e o laboratório que atende todo o mercado norte-americano.1998 Lançamento da mochila ICON BACKPACK com alta tecnologia, desenvolvida para esportes radicais como alpinismo.
Também neste mesmo ano introduziu seus primeiros calçados esportivos chamados O SHOES, vendidos ao preço de US$ 125; além de seus primeiros relógios de pulso chamados TOME BOMB, com preços que variavam entre US$ 1.300 e US$ 1.500.
2002 ASSAULT BOOT, espécie de bota de assalto para combate, feitas primeiramente a pedido do exército dos Estados Unidos, para serem utilizadas pela Força Especial de Elite (Elite Special Force). A bota era confeccionada com material extremamente leve e antifogo, possuindo sistema anti-shock e design atlético.--2004
THUMP, primeiro modelo de óculos eletrônico da indústria mundial, integrado a um MP3 Player, lançado oficialmente em dezembro. Meses antes, a marca causou um certo “frisson” na prova de ciclismo mais famosa do mundo: A Volta da França (Tour de France). Isso porque o ciclista Lance Armstrong, um dos poucos atletas patrocinados pela marca, apareceu com um óculos que possuía um MP3 Player incorporado. O design revolucionário integrava harmoniosamente um aparelho de áudio e fones de ouvido diretamente em uma armação. Não havia mais fios, somente ótica de alta performance moldada com um mecanismo de áudio digital de última geração. Um sucesso de vendas nos Estados Unidos.
2005
RAZRWIRE, primeiro óculos do mundo com capacidade para conectar-se à celulares habilitados com tecnologia Bluetooth e wireless (sem fios), produzido em parceria com a Motorola.
2006 ROKR, óculos com telefone e tocador de mp3, desenvolvido, mais uma vez, em parceria com a Motorola, utilizando a tecnologia Bluetooth. Além de fazer e receber as ligações, o dispositivo também permite receber canções estéreo no celular, enviados por tocadores de música ou outros dispositivos equipados com essa tecnologia.
2007
Lançamento da primeira linha de óculos exclusivamente voltada para mulheres.
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-A evolução visual
O logotipo da OAKLEY mudou bastante no decorrer dos anos, especialmente na década de 90, como podemos ver na imagem abaixo.
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A sede
Para conhecer a fundo o universo da marca OAKLEY é preciso ter o privilégio, destinado a poucos, de poder entrar em seu headquarters (como os americanos chamam a sede principal de uma empresa), tendo a chance de circular em áreas muito restritas. O futurístico e louco quartel general da marca, localizado em Foothill Ranch, a uns 30 minutos de Orange County na Califórnia, é absolutamente diferente de tudo e tem a alma da empresa. A primeira visão que se tem daquela fachada, que mais parece um banker e se destaca por sua imponência, é algo inesquecível para toda a vida. Principalmente com o azul do céu californiano como moldura em uma região árida e montanhosa. Parece até que uma filial de Hollywood se instalou ali com um cenário de ficção científica, de filmes como Guerra nas Estrelas, Blade Runner ou Alien. Mas a One Icon (nome oficial da sede que, traduzido, significa “ícone número um”, uma alusão ao “O” de OAKLEY usado como ícone no logotipo), construída em 1997 ao custo de US$ 35 milhões, está muito longe de ser ficção. Apesar da arquitetura que tem estilo em que o concreto e o ferro imperam, e da temática bélica, o clima é de paz. Jovens funcionários trajando bermuda, camiseta e chinelo se debruçam sobre pranchetas criando os próximos itens da marca, enquanto as músicas de Bob Marley e Red Hot Chili Peppers ecoam na sala. Porém, o verdadeiro show começa ao entrar no prédio. É comum se deparar com funcionários chegando de skate, outros do departamento de design estacionando suas bicicletas na porta da sala na volta do almoço e também funcionários andando em meio ao escritório com seus cães. A arquitetura do hall de entrada reproduz a nave de uma grande catedral, porém sem conotações religiosas e com toda a reprodução do DNA OAKLEY em seu interior: um clima meio sombrio com ares urbanos, cheio de atitude, com um gigante exaustor em uma das extremidades, tubulações, canos, e arruelas enormes.
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Além disso, um torpedo da marinha norte-americana, provavelmente usado na Segunda Guerra Mundial, e um carro de corridas com um ar futurista, decoram o hall. Na outra extremidade, duas áreas são reservadas a uma O Store (nome das lojas OAKLEY quando atua diretamente no varejo), pois a sede é visitada diariamente por muitas pessoas, sedentas para banharem-se do espírito da marca e conhecer mais de perto o império criado por Jim Jannard. A empresa guarda a sete chaves os segredos de seu modo de criação e produção. A preocupação é tão grande que no interior da sede é proibido acionar câmeras fotográficas. O local mais bem guardado é o departamento de design. No departamento do desenvolvimento de tecnologia, máquinas a todo vapor põem em prática os ousados projetos idealizados por moçada bastante jovem. As duas áreas caminham de mãos dadas e fazem da OAKLEY mais do que apenas uma grife. Ela é, na verdade, uma usina de idéias com mais de 600 patentes.
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-O prédio também abriga um pequeno museu, que reúne peças e campanhas publicitárias lançadas no decorrer dos anos, inclusive as manoplas originais, primeiro produto da marca; um sensacional teatro high-tech, com capacidade para 500 pessoas, onde ocorrem muitos eventos de vários tipos; uma quadra de basquete oficial com as cores do Chicago Bulls (preto e vermelho), que além de servir para recreação dos funcionários, o espaço é utilizado por atletas e profissionais para testes de produtos e também para treino das equipes de basquete da NBA (National Basketball Association) que, quando estão na região, dão uma passada por lá. E a razão do time de Michael Jordan “estampar” a quadra é que, durante muitos anos, o astro do basquete mundial nos anos 90 foi um grande parceiro da OAKLEY, participando, inclusive, do conselho de administração da empresa e atuando como colaborador no desenho de um dos modelos, além de ser garoto-propaganda da marca.
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-Os atletas
A marca OAKLEY patrocina alguns dos melhores atletas do mundo em esportes como BMX, golfe (Ricky Barnes e Ryan Moore), automobilismo (Juan Pablo Montoya, Bobby Labonte e Tony Stewart), mountain bike, ski, snowboard, wakebord, surf (Adriano de Souza, Tom Whitaker, Cris Ward, Sam Page, Dave Weare, Royden Bryson, Danilo Costa e Bruce Irons), skate (Bob Burnquist e Sandro Dias), e ciclismo (Bruce Armstrong). Seu maior garoto-propaganda é justamente o campeão de ciclismo Lance Armstrong, para o qual a marca desenvolve produtos especiais como os óculos de edições especiais Livestrong. Os modelos eram revestidos nas cores amarelo e preto (cores de Lance Armstrong e de sua Fundação) e levavam a inscrição Livestrong incisa a laser nas lentes. Eles apresentavam alta definição óptica, nitidez e um inovador revestimento nas lentes que as deixava imunes à água, óleo e poeira.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
1975● Fundador: Jim Jannard
● Sede:
Foothill Ranch, California (One Icon)
● Proprietário da marca: Luxottica Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Jim Jannard
● CEO: Scott Olivet
● Presidente:
Colin Baden● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado

● Lojas:
+ 220● Presença global: 110 países● Presença no Brasil: Sim (2 lojas)
● Funcionários: 3.400
● Segmento:
Equipamentos esportivos● Principais produtos: Óculos, relógios, mochilas e calçados● Ícones: O designer arrojado de seus produtos, o material de tecnologia avançada, o logotipo● Outros negócios: RX Division (divisão de prescrição)● Slogan: Making History. Again.
● Website:
www.oakley.com
-A marca no mundo
A OAKLEY possui mais de 220 lojas próprias, estando presente em 110 países, com um faturamento de US$ 1 bilhão, 3.400 funcionários e dez milhões de óculos produzidos por ano. Cerca de 76% do seu mercado é composto pela venda de óculos, 56% nos Estados Unidos e 44% em outros países. Atualmente, o Brasil possui duas lojas OAKLEY e responde por 10% dos negócios mundiais da empresa.
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Você sabia?
Oakley era originalmente o nome da cadela, uma setter irlandesa, do fundador da empresa Jim Jannard.
A OAKLEY é considerada uma das marcas mais luxuosas do mundo, ao lado de grifes como Audi, Absolut Vodka e Louis Vuitton.
Os óculos de sol da OAKLEY são feitos com lentes de Plutonaite (patente própria) que são as únicas lentes 100% puras do mundo.

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