Você já parou para pensar que existem muitos
mistérios na indústria? Como é feita a Coca-Cola? E o “molho especial” do
McDonalds? Tudo representa os famosos segredos industriais – ou, segundo a
legislação brasileira, segredos comerciais. Eles fazem parte de políticas de
proteção às marcas e patentes.
Segundo consta no projeto de lei nº 16 de 2007, “segredo comercial é todo
processo, método, fórmula, dispositivo ou técnica que não seja de conhecimento
público, possua valor econômico para o empregador, ainda que
potencial”. Ou seja, é tudo o que possa gerar vantagens comerciais
para alguma empresa, desde que não seja algo público (em um exemplo bastante
raso: uma empresa não pode exigir segredo para o chá de camomila).
Vamos agora conhecer os cinco maiores segredos
industriais da atualidade. Será que o seu sanduíche favorito ou a sua marca de
computadores de confiança faz parte da nossa lista?
Google: o algoritmo secreto
Você sabe por que os resultados de pesquisa
do Google são tão
rápidos? Nós também não. A verdade é que existe um algoritmo muito poderoso por
trás das buscas no site, mas o código dele é um mistério para todos, pois
ninguém na Google quer que o segredo vaze. As consequências poderiam ser ruins
financeiramente. Atualmente, o buscador é o site mais acessado no mundo, o que
eleva – e muito – o custo de anúncios em suas páginas.
Outros buscadores tentam aprimorar seus sistemas
para que os resultados surjam tão rapidamente (e com tanta relevância) quanto
acontece no Google Search. Ninguém conseguiu até agora, mas as empresas
continuam procurando formas de fazer com que o buscador mais utilizado no mundo
fique para trás.
Em suma, manter o algoritmo sob sigilo faz parte
das maiores necessidades de sobrevivência da Google. Não seria exagero dizer que
sem ele dificilmente a empresa teria chegado até onde chegou.
Apple: uma empresa que é um segredo
Você já reparou no enorme número de rumores que
surgem acerca dos produtos da Apple? Isso acontece
porque, teoricamente, ninguém tem acesso realmente às informações sobre os
aparelhos que estão sendo produzidos. É claro que os funcionários precisam saber
o que estão fabricando, mas quanto mais sigiloso o projeto, maiores as
restrições de acesso.
Há relatos, inclusive, de empregados – aqueles
que possuem maiores informações sobre os lançamentos do futuro – da Apple que
são acompanhados de perto por seguranças da empresa. Isso seria o modo
encontrado pela Maçã de fazer com que dados sigilosos não caíssem em mãos
erradas (tanto da concorrência quanto da imprensa).
Um dos principais motivos para isso seria a
mídia gratuita (rumores e especulações) que acontece antes dos grandes eventos
de anúncios. Também serve para evitar que as vendas dos produtos que ainda estão
no mercado diminuam. Por exemplo: ninguém compraria um iPhone 4 por um preço,
sabendo que o iPhone 4S surgiria com processador dual-core e o mesmo
valor.
Outro fator pode ser percebido nos testes de
novos funcionários. Como mostrado no Businees Insider, até que a empresa adquira confiança nos
engenheiros de produto, eles ficam trabalhando em produtos falsos (que jamais
serão lançados). Somente após provarem que não estão vazando informações eles
são colocados em projetos reais.
Sem falar que as salas de armazenamento dos
aparelhos têm fechaduras trocadas regularmente. Por essas razões, a Apple é
considerada uma das empresas com mais segredosindustriais. Deve-se dizer,
na verdade, que a empresa em si é um grande segredo para o público. Afinal de
contas, o que você sabe com certeza sobre os próximos lançamentos da
marca?
Coca-Cola: do que é feito o refrigerante?
Você sabe como a Coca-Cola é produzida? Não
adianta olhar no rótulo do refrigerante, pois apesar de ser possível saber quais
são os ingredientes utilizados, ninguém sabe quais são as quantidades ou a ordem
certa em que eles devem ser colocados na receita. Os segredos são guardados a
sete chaves para evitar que a concorrência consiga imitar o sabor.
Não se sabe exatamente de quando é a fórmula utilizada atualmente pelas fábricas da Coca-Cola, pois
se especula que muitas vezes ela tenha sido alterada para redução de custos e
melhorias no sabor. Em rápidas buscas, descobrimos algumas receitas que
supostamente teriam sido utilizadas na fórmula original do refrigerante, mas,
como sempre, não há registros do modo de preparo.
A suposta receita original da
Coca-Cola (Fonte da imagem: Reprodução/DHI)
E por mais que, algum dia, alguém consiga imitar
o sabor do refrigerante, não será possível realizar as vendas da imitação. As
leis de proteção às marcas e patentes estão do lado da The Coca-Cola Company,
que possui o direito à exclusividade da fórmula utilizada na fabricação do
refrigerante.
Outra bebida que possui uma “fórmula secreta” é
o Guaraná Antarctica. A empresa responsável conta com um cargo especial chamado
de “Guardião”, que é a pessoa responsável pela proteção da receita do Guaraná.
Mesmo com a chegada da Ambev, não houve a distribuição da fórmula.
McDonalds: hambúrguer e molho especial
Você deve se lembrar do jingle que fez muito
sucesso na década de 1990 e ressaltava os ingredientes utilizados no Big Mac.
“Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial (...)”. Mas o que seria o
“molho especial”? Ninguém sabe com certeza, porque esse é mais um segredo que
está guardado em baús escondidos do McDonalds.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Assim como acontece com outras receitas,
especula-se que a fórmula utilizada para a produção do molho especial da rede de
sanduíches tenha sido modificada com o decorrer do tempo. Isso significa que,
atualmente, o molho especial pode ser muito diferente do que as pessoas comiam
cerca de 20 anos atrás.
Outro segredo relacionado ao McDonalds é a carne
utilizada nos hambúrgueres (principalmente em relação aos temperos). Por muito
tempo, houve boatos de que eles eram fabricados a partir de minhocas – mas isso
foi desmentido, após a rede mostrar que isso seria muito mais caro do que
utilizar carne bovina.
Antivírus em geral
Você utilizaria um antivírus que possui código-fonte dos principais recursos
disponíveis em sites diversos? Antes de responder, lembre-se de que qualquer
pessoa pode acessar as mesmas informações – incluindo crackers, que podem
utilizar os dados para criar brechas na segurança de computadores que utilizam o
software.
É por essa razão que a grande maioria dos
antivírus tem os dados sigilosos mantidos sob sete chaves pelas
desenvolvedoras. Kaspersky, Avast e Avira, por exemplo, não divulgam as linhas de código dos seus
recursos. Dessa maneira, conseguem dificultar (não impossibilitar) a ação dos
usuários maliciosos, que podem tentar roubar informações para acessar
computadores alheios
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