Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Evolução da Industria



A indústria brasileira da década de 1990 sofre os reflexos do ambiente macroeconômico e das reformas estruturais implementadas no Brasil, entre as quais se destaca a rápida e profunda abertura comercial. Dadas a 
magnitude e característica da abertura brasileira, este trabalho tem como objetivo principal investigar possíveis mudanças estruturais na composição da estrutura produtiva. Enfatiza-se que a década de 90 é marcada por um   quadro de fortes oscilações no produto, conseqüência de políticas de estabilização ou da conjuntura externa.



OS FATORES LOCACIONAIS


Fatores locacionais devem ser entendidos como as vantagens que um determinado local pode oferecer para a instalação de uma indústria.
Podem ser eles:
Matéria prima abundante e barata
Mão de obra abundante e barata
Energia abundante e barata
Mercados consumidores
Infra estrutura
Vias de transporte e comunicações
Incentivos fiscais
Legislações fiscais, tributárias e ambientais amenas.

Durante a 1ª Revolução industrial as indústrias inglesas se concentraram nas proximidades das bacias carboníferas, o que fez com que ali surgissem importantes cidades industriais, que ganharam o apelido de cidades negras, isso se deu em decorrência do pequeno desenvolvimento em especial dos meios de transporte.
Na 2ª Revolução Industrial do final do século XlX, com o desenvolvimento de novos meios de transporte ( ferrovia) e a utilização de novas fontes de energia ( eletricidade, petróleo, etc.) houve uma maior liberdade na implantação de indústrias que fez com que surgissem novas áreas industriais.
  Então pode se dizer que estamos evoluindo cada vez mais (óbvio errr).

Nenhum comentário:

Postar um comentário