Barroco
Ou seiscentismo, o barroco é constituído pelas primeiras manifestações literárias genuinamente brasileiras ocorridas no Brasil Colônia, embora diretamente influenciadas pelo barroco europeu, isto é, vindo das Metrópoles. O termo denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época. O
barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se
manifestou na literatura, no
teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se
espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco
permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o
barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu
até o final do século XVIII.
Contexto Histórico
Após o Concílio de Trento, realizado entre os anos de 1545 e 1563 e que teve como consequência uma grande reformulação do Catolicismo, em resposta à Reforma protestante, a disciplina e a autoridade da Igreja de Roma foram restauradas, estabelecendo-se a divisão da cristandade entre protestantes e católicos.
Nos Estados protestantes, onde as condições sociais foram mais favoráveis à liberdade de pensamento, o racionalismo e a curiosidade científica do Renascimento continuaram a se desenvolver. Já nos Estados católicos, sobretudo na Península Ibérica, desenvolveu-se o movimento chamado Contrarreforma, que procurou reprimir todas as tentativas de manifestações culturais ou religiosas contrárias às determinações da Igreja Católica. Nesse período, a Companhia de Jesus passa a dominar quase que inteiramente o ensino, exercendo papel importantíssimo na difusão do pensamento aprovado pelo Concílio de Trento.
BARROCO EUROPEU
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz,
e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as
renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais
são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas
retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia,
naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar
igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
As esculturas barrocas mostram
faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se
contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as
curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
O pintor renascentista italiano Tintoretto é considerado um dos precursores
do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam, de forma antecipada,
importantes características barrocas.
Podemos citar como principais
artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van
Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.
BARROCO NO BRASIL
O barroco brasileiro foi
diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi
assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no
Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro
(século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e
artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
1-Bento Teixeira: “Prosopopeia” marco inicial do
Barroco brasileiro em 1601
2-Gregório de Matos: apelidado “Boca do Inferno”
.Escreveu poesia lírica, satírica e religiosa. Não publicou nada em vida, o que
conhecemos de sua obra é fruto de pesquisas. O apelido é porque o autor
retratava a sociedade da época (às vezes, com uma linguagem considerada de
baixo calão.)
3 – Padre Antônio Vieira: “Sermão da Sexagésima”,
“Sermão de Santo Antônio aos peixes”
Temas
frequentes na Literatura Barroca
- fugacidade da vida e instabilidade das coisas;
- morte, expressão máxima da efemeridade das coisas;
- concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das
coisas;
- castigo, como decorrência do pecado;
- arrependimento;
- narração de cenas trágicas;
- erotismo;
- misticismo;
- apelo à religião.
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